quarta-feira, fevereiro 02, 2005

Resgatando a Mãe-Natureza

Verruga na ponta do nariz, olhos esbugalhados, um caldeirão borbulhando com rabos de lagartixa e um gato negro miando ao seu lado. Esta é a imagem que o folclore criou da bruxa: uma mulher velha, feia e cheia de maldade.

Mas hoje um movimento de pessoas que cultuam a natureza, resgatando ritos e crenças dos povos da antiguidade vêm crescendo e se disseminando em diversos países do mundo. Estas pessoas se autodenominam neo-pagãos, e seu movimento é a chamada Religião da Bruxaria, ou Paganismo.

Vou explicar melhor: o Paganismo reúne todas as crenças populares de todos os países do mundo, lógico que adaptadas a realidade geográfica e natural de seu país de origem. No Brasil, nos últimos 20 anos, houve uma disseminação muito grande de cultos europeus, como o Druidismo (Grã-Bretanha), o Asatru (países nórdicos) e a Wicca, que é um "mix" de crenças dos antigos celtas (povo que habitava a Grã-Bretanha), maçons, ensinamentos orientais e outras vertentes do esoterismo.

O que estas pessoas, que praticam ritos e possuem crenças tão diferentes têm em comum? O amor pela natureza! Todas essas religiões, seja no Japão, no Brasil, na Irlanda ou no Caribe acreditam que a Terra é a nossa Mãe, e que devemos cultuá-la e protegê-la, como nossa criadora. Pregam que os animais, as plantas e todas as representações da criação da Mãe-Terra devem ser tratadas como nossos irmãos, e que devemos preservar o planeta, pois assim estaremos preservando o corpo de nossa criadora.

Portanto, a imagem da bruxa como conhecemos pelos desenhos da Disney está caindo em desuso. Devemos começar a enxergar as bruxas - e bruxos também! - como pessoas que creêm na harmonia entre os seres humanos e o planeta, e que tentam recobrar esta harmonia por meio de suas crenças religiosas.

2 Comments:

At 10 de fevereiro de 2005 07:31, Anonymous Anônimo said...

Oi amor, ótimo texto !

Seria bom que muitas pessoas (inclusive algumas bestas quadradas da sua classe) lessem esse artigo para pararem de falar besteiras...

Um grande beijo pra vc !!!

Gustavo

 
At 12 de fevereiro de 2005 04:50, Anonymous Camila (da Metô) said...

Oi Inês, td bem? Que bom que vocês continuaram com o projeto do blog. Acho que foram as únicas! Eu estava pensando em retomar o militantes do verde, mas não tem nada certo ainda.

Gostei muito do texto. Não entendo muito sobre bruxaria, mas me interesso absurdamente, pois acredito, como você, que o bruxo é uma pessoa harmonizada com a natureza. Todos nós deveriamos ter pelo menos um pouquinho de bruxos para preservar melhor o meio ambiente.

Enfim, se quiser visitar meu blog, o endereço é www.quimicajornalista.zip.net. É um projeto em parceria com uma amiga minha de fora da facul, bem legal!

Bjinhus

 

Postar um comentário

<< Home