sexta-feira, novembro 26, 2004

Pantanal

O Pantanal é a maior planície inundável do mundo e apresenta uma das maiores concentrações de vida silvestre da Terra. Situado no coração da América do Sul, o Pantanal se estende pelo Brasil, Bolívia e Paraguai com uma área total de 210,000 km2. Aproximadamente 70% de sua extensão encontra-se em território brasileiro, nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O ecossistema pantaneiro abriga aproximadamente 3.500 espécies de plantas, 432 de aves, 124 de mamíferos, 177 de répteis e 41 de anfíbios. Até agora foram registradas 325 espécies de peixes de água doce e novas espécies ainda têm sido descobertas regularmente.Cerca de 80% da área total do Pantanal está em excelentes condições de conservação e abriga populações numerosas de grandes mamíferos, aves, peixes e répteis.

Pelo seu estado de conservação, sua rica biodiversidade e as particularidades de seu ecossistema, o Pantanal é considerado uma das 37 últimas Grandes Regiões Naturais da Terra.Mesmo encontrando-se bastante conservado, o Pantanal sofre ameaças constantes. A maior parte relacionada com a degradação do Cerrado. Os principais rios do Pantanal nascem nas chapadas do ecossistema vizinho que tem problemas ambientais associados à intensa produção agrícola que se desenvolve na região. A ocupação humana e a atividade pecuária no Pantanal também representam ameaças pelo desmatamento e a conversão de florestas em pastagens.

A pesca sem controle é outro grande problema na região. A agricultura e a mineração, em geral concentradas nas áreas mais altas que circundam o Pantanal, também trazem prejuízos. Outra ameaça a biodiversidade pantaneiras, ainda que potencial, é o projeto de construção de uma hidrovia, que prevê a drenagem e a mudança de curso do Rio Paraguai para permitir a passagem de navios pelo Pantanal.

1 Comments:

At 5 de dezembro de 2004 08:37, Anonymous Anônimo said...

Pessoal, este blog jah foi avaliado, ok? Portanto, qualquer modificacao feita apos este dia e hora nao podera mais ser levada em conta.
Beijao!

 

Postar um comentário

<< Home