quarta-feira, novembro 24, 2004

Espiritualidade e Natureza





http://www.stained-windows.co.uk/jpgs/green%20man%20sm.jpg

As primeiras religiões idealizadas pelo homem eram, na verdade, culto aos elementos da natureza, personificados em divindades. Com a dominação cristã no ocidente, e a mulçumana no oriente, essas relgiões foram ficando esquecidas, deixadas de lado. Há alguns anos, graças ao movimento "New Age", essa espiritualidade mais ligada aos seres mitológicos e aos elementos naturais retornam com força total.

Confira abaixo algumas destas crenças ancestrais:

-
Bruxaria: muito diferente do que a maioria das pessoas pensam, a Bruxaria é baseada na antiga religião da Europa, e seu principal ponto é o culto à natureza, usando ervas, água, pedras, etc. Têm diferentes vertentes, mas todas se baseiam no culto e na preservação da vida de acordo com as leis da natureza.

-
Candomblé: veio da África, e segue a ritualística e as crenças dos negros que viviam do que a natureza os fornecia. Seus deuses, chamados de Orixás, têm identificações com elementos da natureza e também com facetas das diversas personalidades humanas. Sua ritualística é muito elaborada e seus ritos possuem uma singular beleza, pois transmitem a cultura afro-brasileira de uma forma muito pura.

-
Umbanda: genuinamente brasileira, a Umbanda é uma mistura das crenças dos três principais povos que formaram a miscigenação do povo brasileiro: os índios, os negros e os brancos. Não fazem sacrifícios de animais, mas usam carne (comprada em supermercado), frutas e bebidas em suas oferendas, pois dizem que assim é uma forma de devolvermos ao mundo natural o que usamos dele. Seus deuses são muito parecidos com os do Candomblé - inclusivem recebem os mesmos nomes - , mas usam as imagens dos santos católicos em seus altares, devido a influência do catolicismo.

-
Hinduísmo: considerada a religião mais antiga do mundo, com cerca de 6.000 anos de existência. Possui milhares de deuses, e todos são relacionados com a vida natural: sejam eles elementos da natureza, fases da vida humana ou sentimentos. No Brasil, não tem muitos adeptos, mas é a maior religião da Índia.

-
Religião Indígena: mesmo com tantos povos diferentes na América pré-colombiana, todos tinham em comum o culto e a profunda reverência à natureza, que era a fonte de sua sobrevivência. Os norte-americanos, por exemplo, acreditavam que cada pessoa possuía um animal totem, que era seu espírito animal protetor. Já os brasileiros tinham deuses como Jaci (a Lua) e Tupã (o trovão).

Existem várias outras religiões que cultuam a natureza, aqui apresentamos somente as mais populares.

2 Comments:

At 24 de novembro de 2004 08:17, Anonymous Anônimo said...

Adorei o post sobre religioes ligadas à natureza! Para mim foi de grande valia, pois nao conheço muito bem essas religioes, além de ter tido algumas influencias negativas da sociedade em relaçao a essas crenças.

Parabens pelo post e pelo blog !

Beijos !

 
At 24 de novembro de 2004 10:10, Blogger Gibran said...

Olás!

Acho que falar sobre estas religiões antigas, ligadas a natureza e a harmonia, sem nada de "guerra santa" e "Jihad" é importnate para as pessoas verem a que ponto estamos chegando pela luta por um poder subjetivo...

Sabe aquela velha frase: "Futebol, Politica e Religião não se discutem!", é a maior besteira que alguem já falou..rs

Conhgeçam o passado para entender o futuro...

Abraços!!

 

Postar um comentário

<< Home