quarta-feira, novembro 24, 2004

Cerrado


http://www.chapadaodoceu.go.gov.br/folhaSP_Serranopolis-cerrado.jpg

O Cerrado é o segundo maior ecossistema brasileiro, localizado em uma grande área do Brasil Central. Por fazer fronteira com importantes ecossistemas, a fauna e flora do Cerrado são muito ricas. Espécies ameaçadas como a onça-pintada, o tatu-canastra e o lobo-guará, ainda têm populações significativas no Cerrado, ressaltando sua importância como ambiente natural.

Na região existem mais de 10.000 espécies vegetais, uma grande variedade de vertebrados e um elevado número de invertebrados. Os recursos hídricos da região ressaltam em quantidade e qualidade: nas suas chapadas estão as nascentes dos principais rios das bacias Amazônica, da Prata e do São Francisco.

Apesar de tudo, o Cerrado é um dos ambientes mais ameaçados do mundo. Dos mais de 2 milhões de hectares de vegetação nativa restam apenas 20% e a expansão da atividade agropecuária pressiona cada vez mais as áreas remanescentes.

Estudos realizados indicam que o bioma corre o risco de desaparecer até 2030. Dos 204 milhões de hectares originais, 57% já foram completamente destruídos e a metade das áreas remanescentes estão bastante alteradas, podendo não mais servir aos propósitos de conservação da biodiversidade.

O desmatamento do Cerrado é alarmante, chegando a 1,5% ou três milhões de hectares/ano. Isso equivale a 2,6 campos de futebol/minuto. Esforços de todos os setores da sociedade são necessários para reverter esse quadro.

3 Comments:

At 24 de novembro de 2004 10:17, Blogger Gibran said...

Olás!

Fico muito triste com estas estimativas... vocês sabem de alguma coisa que se possa fazer para ajudar a minimizar este estragos e que esteja ao alcance de pessoas comuns como eu por exemplo?

Abraços

 
At 25 de novembro de 2004 14:11, Blogger Carla Mariana said...

Cada lugar lindo ... E sempre sendo "acabado" ... Triste ... + é o Brasil ...

 
At 29 de agosto de 2007 12:30, Anonymous Anônimo said...

mãe natureza já está se rebelando contra os homens, prova disso são as catastrofes naturais e o pior é quem sofre não é só quem está matando ela mas todos nós; se ao menos ela pudesse vômitar apenas os destruidores...

 

Postar um comentário

<< Home