quinta-feira, outubro 28, 2004

Tamanduá Bandeira (Myrmecophaga tridactyla)


www.linkbrazil.com.br/.../ tamandua-bandeira.jpg

O Tamanduá Bandeira é um dos animais que melhor representa a fauna brasileira. São típicos de áreas abertas, como campos, cerrados e florestas ralas. Podem atingir mais de dois metros de comprimento, incluindo a cauda que é bastante longa e, sua pelagem é áspera.

São animais que não costuma andar em bandos, pelo contrário, sempre que são encontrados, estão sozinhos. Alimentam-se, basicamente, de cupins e formigas. Pode-se encontrá-lo, com escassez, em todo o território nacional e são de hábitos diurnos.

Uma característica muito curiosa dessa espécie é sua marcha vagarosa. Suas garras são voltadas para dentro para evitar o desgaste das unhas no contato com o solo. Isso acaba dificultando sua caminhada, pois é com elas que escava os formigueiros e rompe os duríssimos cupinzeiros.

O mais triste, é pensar que sua extinção, assim de como diversos outros animais, se dá pela destruição de seu habitat (queimadas, desmatamentos, etc.). Temos que preservar nossa fauna e flora, a “casa” dessas espécies, para que nós, no futuro, não tenhamos a oportunidade de vê-los apenas dentro de jaulas, nos grandes zoológicos.

2 Comments:

At 29 de outubro de 2004 04:39, Blogger deni said...

não é emo. é meu blog rosa. entendeu? ele fala do meu cotidiano de uma maneira diferente, através de pequenas histórias esdrúxulas, assim como meus comentários. e sim, eu odeio vocês. vou fazer um complô contra vocês três através do meu outro blog, que por sinal é concorrente de vocês. fiquem espertas! semente, cabeçuda e bruxa, a hora de vocês está chegando...

 
At 6 de janeiro de 2010 19:08, Anonymous Anônimo said...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

 

Postar um comentário

<< Home