quinta-feira, outubro 07, 2004

Pau-brasil (Caesalpinia echinata)

Flor do Pau-brasil
br.geocities.com/ piracemaecologia/Paubrasil.jpg


O pau-brasil, uma das árvores mais conhecidas do país, é nativa de nossa Mata Atlântica. Tem seu tronco recoberto de espinhos, em tons de cinza ou vermelho, e centro avermelhado. Originalmente, a área de abrangência dessa árvore estendia-se por quase 3 mil quilômetros da costa brasileira, tipicamente em floresta primária densa da Mata Atlântica.

O pau-brasil pode chegar a 30 metros de altura, com seu diâmetro alcançando 1,5 metro. Sua floração ocorre no final do mês de setembro até meados de outubro. Entre os meses de novembro a janeiro ocorre a maturação dos frutos.

Os índios brasileiros utilizavam esta árvore para a confecção de arcos, flechas, extraindo um corante vermelho intenso do tronco. Durante o período do Brasil Colônia, a madeira da árvore foi bastante utilizada pelos portugueses, que tiravam o corante produzido pela árvore e o usavam para tingir tecidos. A madeira do pau-brasil também era aproveitada pelos europeus, nas indústrias civil e naval.

A partir do final do século XVIII, a madeira do pau-brasil também começou a ser usada para a fabricação de arcos de violinos, por apresentar peso e espessura considerados ideais. O desperdício da madeira era enorme, pois para a produção de um arco de violino, era exigida a parte mais flexível, sem nó, e cortada no sentido de maior comprimento das fibras, reduzindo o aproveitamento no trabalho artesanal a 15% da tora. Ainda hoje o pau-brasil é procurado para a fabricação desses arcos.

Durante três séculos, o pau-brasil foi um dos principais produtos exportados do Brasil. O fator mais importante que levou ao término do ciclo econômico de exploração da madeira do pau-brasil, no século XIX, foi exatamente o esgotamento das áreas nativas onde a madeira era inicialmente encontrada.

A exploração indiscriminada praticamente dizimou a espécie. Hoje em dia, é muito difícil encontrar a árvore em estado natural. Os poucos locais onde o pau-brasil ainda pode ser encontrado são áreas de preservação situadas no litoral de alguns estados. A espécie está tão ameaçada quanto outras de ocorrência na Mata Atlântica, que mesmo sendo um dos ecossistemas de maior diversidade é um dos mais ameaçados do planeta.

A árvore pau-brasil também é conhecida por orabutã, brasileto, ibirapitanga, ibirapiranga, ibirapita, muirapiranga, ibirapitã, pau-de-pernambuco e pau-rosado.

2 Comments:

At 10 de outubro de 2004 11:50, Anonymous Anônimo said...

Otimo post sobre o pau-brasil, contendo informaçoes interessantes sobre suas caracteristicas e incidencias sobre o territorio brasileiro. Foi-me de grande valia culturalmente.
Boa tarde!

 
At 3 de julho de 2011 09:52, Blogger moda e saude said...

ttfgdtgf

 

Postar um comentário

<< Home