quarta-feira, outubro 13, 2004

A doença de Gaia


www.winterscapes.com/neokorei/gaia.htm

Os males que assolam a Terra, como a poluição dos rios, o desmatamento de florestas e a morte de dezenas de animais e homens, só terão cura quando começarmos a entender que, assim como nós, nosso planeta também é um organismo vivo, também fica doente, e a maioria de suas doenças não é uma gripe – que passa com o tempo – mas é um câncer, provocado pelo crescimento desordenado de seres humanos irresponsáveis, que necessita de drogas pesadas, como projetos de despoluição e desenvolvimento sustentável.

Pensar a Terra como algo vivo não é um conceito novo: gregos e romanos antigos tinham dentre suas principais divindades Gaia, que representava o próprio corpo da Terra. Gaia deu sentido ao Caos que reinava no princípio do Universo, e graças a ela que surgiram os deuses, as mulheres, os homens e todas as outras formas de vida que povoam nosso mundo. Neste ponto, deveríamos seguir o exemplo de nossos ancestrais mais longínquos, e começar a respeitar e amar nosso planeta como se fosse um de nós, um ser que faz parte de nossa família, essencial para a nossa vida.

Sem Gaia, ou melhor, sem um planeta saudável, que futuro terão nossos filhos e netos? Viverão em uma terra sem rios, animais ou produtos orgânico? Viverão de drogas laboratoriais, ou poderão comer frutas direto do pé? Como estará o nosso planeta daqui a vinte anos, quando a crise da águas atingir nossos rios?

Devemos começar a respeitar a Terra agora, antes que seja tarde demais...

1 Comments:

At 22 de outubro de 2004 09:36, Anonymous Anônimo said...

Belo post !! Gostei !! =D

Parabéns pelo blog !!

 

Postar um comentário

<< Home