terça-feira, outubro 12, 2004

Dia 12 de outubro: Dia do Mar

Você sabia que no dia 12 de outubro, além do dia de Nossa Senhora Aparecida, e do Dia das Crianças comemora-se também o Dia do Mar? Você sabia também, que cerca de 71% da superfície da terra é coberta pelo mar? Pois é, o mar representa uma importante fonte de alimento, emprego, energia e divisas para as nações com aberturas na costa marítima. Sendo assim, as questões relacionadas aos oceanos assumem importância fundamental para o povo brasileiro.

Quando se pensa em recursos do mar, imediatamente as pessoas associam tais pensamentos com os produtos da pesca, como os próprios peixes ou com os recursos de lazer como as praias, porém, as riquezas marinhas utilizáveis pelo homem são muito maiores. A grande riqueza genética dos ecossistemas marinhos representa um imenso potencial pesqueiro, biotecnológico, mineral e energético. Estes recursos devem ser considerados patrimônio natural e econômico do país e não devem ser desperdiçados através da degradação ambiental e exploração excessiva a ponto de comprometer a sustentabilidade a médio e a longo prazo.

Um estudo feito pela Academia Nacional de Ciências dos EUA estima que 14 bilhões de quilos de lixo são jogados (sem querer ou intencionalmente) nos oceanos todos os anos.

Vamos colaborar para não transformarmos os nossos oceanos em imensos lixões! Temos que cuidar disso agora para que nossas futuras gerações não tenham que pagar pela nossa inconseqüência!